ILHÉUS: BERNADETE PODE SER INDICADA PARA DISPUTAR O GOVERNO DA BAHIA
O nome foi lançado durante evento do partido.
Mulher negra, feminista, assentada da reforma agrária, yalórixa, ativista do movimento negro, graduada em Letras pela UNEB e Especialista em Educação do Campo e Agroecologia pela USP. São essas as principais características que fortalecem a indicação de Bernadete Souza para disputar o comando do governo baiano em 2022 pelo PSOL. Apuração feita pelo BN confirma que o nome agrada internamente, porém não é definitivo.
A indicação de Bernadete foi feita no último domingo (18) pela co-vereadora Laina Crisóstomo, da mandata coletiva Pretas por Salvador, durante a plenária virtual de Ilhéus do 7° Congresso do PSOL. Bernadete foi candidata a prefeitura de Ilhéus em 2020 pelo PSOL e em 2018 a co-senadora pelo partido.
Presidente estadual da sigla na Bahia, Fabio Nogueira garantiu que já é decisão do partido ter candidatura própria para o governo do Estado e para o Senado. “O partido ainda vai passar por um processo interno de diálogo e debate. O nome apresentado até o momento é o da Bernadete, mas vai ser uma decisão do partido, que está debatendo perfis e programas para a Bahia e a um debate muito forte internamente para que estudemos nomes sintonizados com esse momento que o país atravessa”, destaca o presidente. Bernadete reúne muitas das características desejadas pela legenda: mulher, negra e forjada na luta coletiva.
Vereador do PSOL Feira de Santana, Jhonatas Monteiro, o Rasta, explica que a fase atual das tratativas internas em torno dos nomes tem um caráter de “acúmulo, de levantar nomes, mas não conclusivo”.
Deixe seu comentário para ILHÉUS: BERNADETE PODE SER INDICADA PARA DISPUTAR O GOVERNO DA BAHIA