ILHÉUS: CREA-BA ORIENTA SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO EM OBRAS

No bate-papo, comandado pelo Comunicador Vila Nova, eles falaram sobre as reuniões itinerantes do CREA-BA que acontecem em Ilhéus e reforçaram a importância da segurança do trabalho na área da construção civil.
OTabuleiro recebeu, nesta quinta-feira (15), Marcelo Miranda, Diretor do CREA-BA e Eduardo Brune, Supervisor Fiscal do CREA-BA nesta região.
No bate-papo, comandado pelo Comunicador Vila Nova, eles falaram sobre as reuniões itinerantes do CREA-BA que acontecem em Ilhéus e diversos municípios da Bahia. Além disso, reforçaram a importância da segurança do trabalho na área da construção civil.
De acordo com Marcelo, o CREA possui 49 mil engenheiros no estado da Bahia. Deste total, 3.800 são Engenheiros de Segurança do Trabalho, "são profissionais que são dedicados, na sua totalidade, a cuidar da segurança das pessoas, cuidar de gente. Também temos 2.900 Técnicos de Segurança, então estamos muito bem servidos".
Ele destaca que o objetivo principal do CREA é se aproximar e orientar a sociedade, para que não existam empreendimentos elaborados por profissionais que não sejam qualificados.
Eduardo Brune, Supervisor Fiscal do órgão, afirma que a Engenharia de Segurança do Trabalho é responsável por elaborar os programas de segurança onde são identificados os graus de risco dos empreendimentos e os EPIs necessários, "obras de grande porte e empreendimentos precisam desse profissional, até porque o Ministério do Trabalho exige".
Eles apontam que existe um documento obrigatório no CREA, denominado ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), ele é de extrema importância e precisa ser apresentado pelo profissional já no início do projeto. Por meio dele se indica de quem é a responsabilidade de tudo o que vier a acontecer na obra.
O Diretor do CREA-BA, Marcelo Miranda, destaca que os fiscais desempenham uma função de orientação e de busca para que a sociedade tenha um maior aporte de segurança, "se você tem uma pequena obra ou empreendimento, dá uma ligadinha, procura a inspetoria do CREA aqui em Ilhéus".
"Hoje a Legislação desobriga que os MEIs precisem ter profissionais de segurança nas suas obras. Mas tem umas pegadinhas [...] Se ele for desenvolver uma atividade que seja regulamentada, ele tem que ter", aponta Marcelo. Ele frisa que este tipo de orientação pode ser buscada no CREA.
Eduardo e Marcelo finalizam destacando que a população não deve ter receio com a fiscalização do CREA, uma vez que o órgão tem o objetivo principal de garantir a segurança dos empreendimentos e das pessoas envolvidas.
Ouça na íntegra
Deixe seu comentário para ILHÉUS: CREA-BA ORIENTA SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO EM OBRAS