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LEILÃO: FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE FOI CONCEDIDA POR QUASE R$ 33 MILHÕES COM INVESTIMENTO PREVISTO DE R$ 3 BILHÕES

LEILÃO: FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE FOI CONCEDIDA POR QUASE R$ 33 MILHÕES COM INVESTIMENTO PREVISTO DE R$ 3 BILHÕES
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 14/12/2022 16h39

A expectativa é que o trecho seja finalizado e tenha início de suas operações em 2025

Nesta terça-feira (13), foi realizada na B3, em São Paulo, o leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra). A vencedora foi a empresa Bahia Mineração S.A, única a apresentar proposta, com um lance de R$32.730.000,00.

Pelo estabelecido, a empresa fica responsável pela finalização da obra e pela operação do trecho durante 35 anos. O investimento previsto é de R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão para a conclusão das obras.

A expectativa é que o trecho seja finalizado e tenha início de suas operações em 2025. A empresa vencedora acredita que já no início do projeto mais de 18 milhões de toneladas de carga, entre grãos e, principalmente, o minério de ferro produzido na região de Caetité sejam transportados, mas que o número dobre em até 1 anos, chegando em 50 milhões de toneladas em 2035.

A operação inicial já deve contar com pelo menos 16 locomotivas e mais de 1.400 vagões – pelo menos, 1.100 destinados apenas para o escoamento de minério de ferro. Montante que terá um incremento diante do aumento da demanda, chegando a 34 locomotivas e 2.600 vagões, dentro de dez anos.

Além de Ilhéus e Caetité, um terceiro pátio será instalado no município de Brumado. O traçado atravessará as seguintes cidades baianas: Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

A ANTT e o Governo Federal também trabalham nos projetos para concessão dos outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação por parte do Ibama. Um corredor de escoamento que terá um total de 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis (TO), ponto em que a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.

 

 

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