Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MORADORES DE CAROBEIRA ENFRENTAM 72 HORAS SEM ENERGIA ELÉTRICA EM ILHÉUS

MORADORES DE CAROBEIRA ENFRENTAM 72 HORAS SEM ENERGIA ELÉTRICA EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 23/12/2025 09h57

Problema tem provocado uma série de prejuízos à população local, como a perda de alimentos, danos a equipamentos domésticos e dificuldades na rotina das famílias

Moradores do distrito de Carobeira, na zona rural de Ilhéus, enfrentam uma longa interrupção no fornecimento de energia elétrica. Já são cerca de 72 horas sem luz, situação que tem provocado uma série de prejuízos à população local, como a perda de alimentos, danos a equipamentos domésticos e dificuldades na rotina das famílias.

Durante o programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta terça-feira (23), o comunicador e apresentador Vila Nova chamou atenção para o problema, que, segundo ele, é recorrente não apenas em Carobeira, mas em diversas localidades da zona rural do município. O apresentador destacou os impactos diretos para os moradores, que ficam dias sem energia enquanto aguardam a identificação e o reparo do ponto danificado da rede elétrica.

Vila Nova explicou que, na maioria das vezes, as quedas de energia ocorrem porque a fiação da concessionária passa por áreas de mata fechada. Segundo ele, árvores doentes, secas ou derrubadas pela chuva acabam caindo sobre a rede e rompendo a fiação. “A árvore cai e arrebenta a rede elétrica. Arrebenta mesmo, quebra, rompe, e a comunidade que fica depois fica sem iluminação”, afirmou durante o programa.

O comunicador ressaltou que o serviço deveria ser restabelecido rapidamente pela concessionária, mas o grande entrave é localizar o ponto exato onde a árvore caiu, já que a rede está instalada dentro de uma mata intensa. Ele acrescentou que, até encontrar o local e executar o reparo, as comunidades acabam ficando dias sem energia.

Ainda segundo Vila Nova, esse tipo de ocorrência não se restringe ao período chuvoso. Ele explicou que situações semelhantes acontecem tanto no inverno quanto no verão, quando árvores secam, adoecem ou caem, provocando o rompimento da rede elétrica. “Acontece no verão, acontece no inverno. Quando chove, muitas vezes a água nas folhas facilita a queda, mas no verão também acontece”, pontuou.

Durante o programa, Vila Nova chamou a atenção do Procon e pediu que a Prefeitura de Ilhéus atue para pressionar a concessionária a resolver o problema. Ele deixou claro que a responsabilidade direta pelo fornecimento de energia não é do município, mas defendeu que a prefeitura utilize seu poder institucional para cobrar uma solução definitiva. “A prefeitura não tem responsabilidade, mas pode e deve pressionar para que a concessionária resolva o problema”, destacou.

O comunicador também apontou que a rede elétrica da região é antiga, com estruturas que, segundo ele, têm entre 50 e 70 anos e estão instaladas dentro da mata. Para Vila Nova, a solução passa pela substituição dessa rede por uma nova, construída ao longo das estradas. Ele argumentou que, quando a rede está próxima das vias, a identificação do problema é mais rápida e o reparo pode ser feito em poucas horas. “Quando cai uma árvore na estrada e quebra, em duas ou três horas você já localizou, já fez o serviço e a energia volta”, afirmou.

Deixe seu comentário para MORADORES DE CAROBEIRA ENFRENTAM 72 HORAS SEM ENERGIA ELÉTRICA EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!