Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

NOS EUA, MARÃO APRESENTA PROJETO DE BIODIVERSIDADE

NOS EUA, MARÃO APRESENTA PROJETO DE BIODIVERSIDADE
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 08/05/2019 18h53

NOS EUA, MARÃO APRESENTA PROJETO DE BIODIVERSIDADE

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, cumpre missão internacional em evento organizado pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC), pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e a The Nature Conservancy, na sede do Banco Mundial, em Washington, Estados Unidos, de 8 a 10 de maio. As notícias que chegam é que, tanto no Brasil quanto no mundo, há bons exemplos de cidades que reconhecem a importância da biodiversidade e do capital natural no processo de formulação das políticas públicas. A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia está entre elas.

Na tarde desta quarta-feira (8), Ilhéus terá 15 minutos para apresentar suas iniciativas nos processos de planejamento e execução, através das boas práticas e desafios esperados. Entusiasmado, o prefeito ilheense espera que o município seja escolhido como piloto dessa iniciativa. “Estou extremamente feliz em apresentar a cidade que estou prefeito para o mundo, já falei sobre o projeto com o gerente do Banco Mundial, Ming Zhang”, enfatizou.

Políticas de preservação – Para Mário Alexandre, as preocupações com as questões ambientais devem pautar os governos. “Muitas cidades estão ocupadas com os problemas da urbanização, e é comum que o poder público local coloque os temas ambientais em segundo plano. Em Ilhéus pesamos diferente. O município é rico em capital natural e precisamos adotar políticas públicas de preservação ambiental. Estamos ansiosos para apresentar o que temos enquanto biodiversidade e o que queremos para as próximas gerações”, aponta o prefeito.

Também em Washington, o governador da Bahia, Rui Costa, tomou conhecimento que Ilhéus foi a única cidade do Norte-Nordeste a ser selecionada pelo Programa Cidades Sustentáveis e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, designou o secretário da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster, para auxiliar o prefeito Mário Alexandre nas tratativas junto ao banco para a implementação de uma agenda de financiamento e planejamento urbano integrado.

Investimentos para Ilhéus – O governador baiano assinou um memorando de entendimentos com a Forever Oceans, para instalação de empreendimento de maricultura na Bahia. A empresa norte-americana pretende investir U$ 60 milhões na criação de peixes na costa de Ilhéus.

De acordo com o governo baiano, a produção está estimada para começar dois anos após o licenciamento ambiental. A previsão é que sejam gerados 100 empregos diretos e 400 empregos indiretos. Inicialmente, será criada a espécie seriola rivoliana, conhecida como olho de boi.

GPSC – O evento internacional Plataforma Global para Cidades Sustentáveis surge com o objetivo de debater abordagens que priorizem a integração da biodiversidade e do capital natural no processo de planejamento urbano local. Entre os questionamentos, quais são os principais passos desse processo, os desafios para a implementação, os indicadores usados para monitorar dados e informações, as experiências que existem no mundo são alguns pontos que estão sendo abordados.

Além de Ilhéus, mais três cidades brasileiras e outras 23 cidades de 11 países conseguiram integrar esses temas ao planejamento urbano de forma mais efetiva e estratégica, gerando também benefícios econômicos e sociais. Não por acaso, geralmente são locais com melhores índices de qualidade de vida e bem-estar, além de mais produtivos e competitivos. Para a maior parte das cidades, os desafios nessa área são inúmeros e envolvem diversas questões, da legislação à falta de capacidade institucional.

Participam ainda do evento, o coordenador geral da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria Municipal da Casa Civil do Rio de Janeiro, Ramon Ortiz; o diretor de Recursos Hídricos da Prefeitura de Anápolis, Antonio Zaydek; a diretora de Projetos Governamentais do Departamento de Desenvolvimento Sustentável de Jaguariúna (SP), Carolina Freire Lima.

Deixe seu comentário para NOS EUA, MARÃO APRESENTA PROJETO DE BIODIVERSIDADE

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!