NOVA TARIFA DOS EUA PODE AFETAR A ECONOMIA DE ILHÉUS

Um dos setores que podem sofrer com a nova tarifa é o cacaueiro. A região de Ilhéus é uma das maiores produtoras de cacau do país, e parte da produção é exportada, inclusive para os Estados Unidos
O anúncio do presidente Donald Trump sobre a tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos pode parecer distante da realidade do sul da Bahia. Mas os efeitos dessa medida, se realmente for aplicada, têm potencial para chegar até o bolso dos ilheenses.
Um dos setores que podem sofrer com a nova tarifa é o cacaueiro. A região de Ilhéus é uma das maiores produtoras de cacau do país, e parte da produção é exportada, inclusive para os Estados Unidos.
Caso o cacau esteja entre os produtos taxados, o produtor local pode ser diretamente impactado. A exportação fica menos lucrativa, e isso pode levar à redução na produção, perda de contratos e até desemprego na cadeia produtiva.
Outro impacto é o aumento do dólar. Na prática, isso significa que tudo o que depende de insumos importados ou do transporte de longa distância pode ficar mais caro: gasolina, alimentos industrializados, remédios, material escolar, eletrônicos e até a cesta básica.
Embora o anúncio tenha sido feito em Washington, o reflexo pode chegar até Ilhéus, passando pelo campo, pelas feiras, supermercados e empresas locais.
Blog do Zebrão
Resposta de Alicia
Taxação de 50 % é um presentão de Trump para o Brasil, tudo isso provocado pela família do ex presidente.
★ ★ ★ ★ ★ Em 17-07-2025 às 11-46h 5