Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

POLÍTICOS MARCAM PRESENÇA NA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA E AMPLIAM OLHAR PARA 2026

POLÍTICOS MARCAM PRESENÇA NA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA E AMPLIAM OLHAR PARA 2026
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 12/01/2026 11h27

Evento secular em Ilhéus reúne fé, tradição indígena e articulações políticas com lideranças que se preparam para eleição de 2026

No último domingo (11), a tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião, em Olivença, distrito de Ilhéus, reuniu lideranças políticas locais e regionais que aproveitaram a emblemática manifestação cultural e religiosa para se aproximar da comunidade e fortalecer seus projetos para as eleições de 2026.

A festa, que ocorre anualmente no segundo domingo de janeiro e marca oficialmente o início das comemorações em honra a São Sebastião, padroeiro reverenciado pela comunidade, é uma das tradições mais antigas da região, com mais de 300 anos de história e forte influência da cultura indígena tupinambá mesclada com rituais católicos introduzidos no período colonial. O evento combina cortejo tradicional, lavagem das escadarias, apresentações culturais, missa, procissão e shows musicais, além do ritual da derrubada e do transporte do mastro até a praça principal de Olivença.

Entre os políticos que tradicionalmente participam da manifestação, o ex-prefeito Mário Alexandre (PSD) marcou presença. Marão já anunciou sua pré-candidatura para deputado estadual em 2026, e sua participação no evento, que atrai público expressivo e simboliza identidade cultural e religiosa da região, foi interpretada por aliados como demonstração de conexão com as bases locais.

POLÍTICOS MARCAM PRESENÇA NA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA E AMPLIAM OLHAR PARA 2026

Também esteve presente Adélia Pinheiro (PT), ex-candidata à prefeitura de Ilhéus, que acompanhou ativamente os trabalhos desde a retirada do mastro na mata. Adélia confirmou que disputará um mandato de deputada federal nas próximas eleições, buscando ampliar seu alcance político a partir de uma plataforma que dialoga com a tradição e a diversidade cultural do sul da Bahia.

POLÍTICOS MARCAM PRESENÇA NA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA E AMPLIAM OLHAR PARA 2026

O ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), igualmente participou do ato e registrou sua presença em suas redes sociais, destacando a importância do evento para a afirmação dos valores culturais e religiosos da comunidade. Bebeto também deve concorrer a deputado federal em 2026, conforme anúncios recentes de sua pré-candidatura.

POLÍTICOS MARCAM PRESENÇA NA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA E AMPLIAM OLHAR PARA 2026

A participação desses nomes na Puxada do Mastro, um evento que simboliza não apenas devoção religiosa, mas também um profundo vínculo com a história e os ancestrais tupinambás de Olivença, demonstra como tradições culturais podem se tornar palco para articulações e visibilidade política. A presença de pré-candidatos para cargos estaduais e federais ressalta a relevância do evento como espaço de contato com eleitores e reafirmação de compromissos com a identidade e o desenvolvimento cultural e social da região.POLÍTICOS MARCAM PRESENÇA NA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA E AMPLIAM OLHAR PARA 2026

O prefeito Valderico Junior acompanhou a Puxada do Mastro e destacou a celebração como parte estratégica da agenda cultural e turística do município. A gestão passou a tratar o evento como um importante vetor econômico, ao valorizar tradições que fortalecem a identidade local e impulsionam o turismo. A vice-prefeita Wanessa Gedeon também ganhou destaque pela participação ativa, inclusive na entrada na mata para a retirada do mastro, demonstrando proximidade com as tradições locais e engajamento com a comunidade.

POLÍTICOS MARCAM PRESENÇA NA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA E AMPLIAM OLHAR PARA 2026

A manifestação, que envolve desde o ritual na mata para escolher e derrubar a árvore ao canto tradicional em tupi durante o transporte do mastro, continua a permear laços entre fé, resistência cultural e protagonismo comunitário, aspectos que políticos locais buscam integrar em suas trajetórias rumo às eleições de 2026.

Deixe seu comentário para POLÍTICOS MARCAM PRESENÇA NA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA E AMPLIAM OLHAR PARA 2026

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!