POSSÍVEIS CANDIDATOS PARA 2026 EM ILHÉUS

Vila Nova aponta nomes cotados para disputa por vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal
Durante o programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, nesta quinta-feira (26), o comunicador Vila Nova fez uma análise dos bastidores políticos de Ilhéus, destacando nomes que articulam pré-candidaturas para as eleições de 2026. Segundo ele, diversos ex-gestores e políticos com forte atuação na cidade já se movimentam nos bastidores, tanto para disputar vagas na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.
Entre os nomes citados, está o ex-vereador Jerbson Morais, que, segundo Vila Nova, “tá articulando pra ser candidato a deputado estadual”. Jerbson já foi presidente da Câmara de Ilhéus e ocupou secretarias nos governos dos ex-prefeitos Valderico Reis e Mário Alexandre. “Foi homem forte do governo de Mário, depois entraram em colisão… não ele e Mário, mas ele e Bento. E acabou se afastando do governo e virou opositor”, afirmou Vila Nova. Segundo ele, Jerbson conta com apoio do deputado federal Paulo Magalhães.
Vila Nova acredita que Jabes Ribeiro será candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa. A entrevista com Jabes ocorreu no dia 24 de janeiro de 2025. “Foi a primeira entrevista de Jabes aqui no início de 2025. [...] Nós perguntamos, ele disse: ‘ó, nós temos um acordo e o governo municipal vai apoiar o candidato do PP. Esse é o acordo, e o candidato é Jabes’”, relembrou o comunicador.
Mário Alexandre também foi citado como pré-candidato. “Mário também é candidato, alguns apostam que Mário é candidato a deputado federal, eu não aposto nessa possibilidade… acredito sim que o projeto Soane será arquivado e Mário será candidato”, disse Vila Nova. Ele acrescentou que não acredita numa candidatura conjunta de Mário e Soane. “Uma candidatura de Mário a federal e uma candidatura de Soane a estadual, a probabilidade dos dois de tomar uma tacada é de 100%, é de 100%, então não acredito nessa possibilidade”, completou.
Adélia Pinheiro também foi mencionada. “Adélia… eu não sei o que é que a Adélia quer. [...] Agora, ela vai. Adélia vai meter o nome dela aí”, afirmou Vila Nova. Segundo ele, Adélia ainda não teria definido se disputará uma vaga estadual ou federal, mas sua candidatura seria certa. “Ela tá na situação de Mário ainda, de definir se vai ser estadual ou federal”, completou.
O comunicador também citou o nome de Bebeto Galvão. “Bebeto é candidato a deputado federal. [...] Bebeto não trabalha a possibilidade de ser candidato a deputado estadual, não. [...] Já foi deputado federal, é atual suplente de senador do senador Jaques Wagner, então vai trabalhar aqui”, disse.
Além desses nomes, o cenário de alianças e disputas dentro da base do governo municipal também foi analisado. “Eu não tenho dúvidas, vai dar problema entre o governo de Valderico e o grupo de Jabes, porque uma fatia do governo de Valderico com certeza absoluta fica com Pedro Tavares para estadual”, destacou.
Vila Nova ainda mencionou a movimentação do grupo de João Leão. “Cacá Leão é candidato a federal. O pai João Leão não irá concorrer à Câmara Federal. João Leão já disse que será candidato a deputado estadual”, explicou.
O comunicador concluiu que a disputa em Ilhéus será marcada por um número elevado de pré-candidatos e por um desafio político para o prefeito Valderico Júnior, que terá que articular o apoio da base. “Júnior vai ter que mostrar competência política pra reunir os seus vereadores da base [...] se ele vai conseguir segurar todo mundo aí é outra história”, finalizou.
Resposta de Jota carlos
TRABALHAR NINGUEM QUER MAS DINHEIRO NO MOLE TODOS QUEREM VAO PEGAR UMA ENCHADA OU UMA TROUXA DE ROUPA CAMBADA DE PREGUICOSOS
★ ★ ★ ★ ★ Em 27-06-2025 às 17-42h 5