Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

REITORIA DA UESC BUSCA SOLUÇÃO PARA FALTA DE PROFESSORES NO CURSO DE MEDICINA

REITORIA DA UESC BUSCA SOLUÇÃO PARA FALTA DE PROFESSORES NO CURSO DE MEDICINA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 20/10/2021 07h42

Com informações do site Pimenta.

Estudantes da 5ª série do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) temem que a falta de professores atrase sua formação.Em contato com a redação do site O Tabuleiro, uma estudante encaminhou um documento assinado por um grupo de discentes. Segundo eles, a situação prejudica a regularidade dos estágios curriculares obrigatórios.

Conforme o texto, o curso tem 46 professores médicos, mas, de acordo com o projeto da graduação, concebido em 2001, deveriam ser 105, além dos docentes de outras áreas do conhecimento.

– Os alunos clamam por esclarecimento público sobre o plano de ação que será tomado pela administração superior para solucionar as pendências e consideram urgente a contratação de professores para garantia de qualidade mínima nos campos de estágio supervisionados, especialmente aqueles que correspondem aos dois últimos anos da graduação – diz o trecho final do documento.

Além da contratação de docentes, eles reivindicam melhores equipamentos e condições técnicas para as atividades acadêmicas.

PARA REITOR, DEMANDA DE ESTUDANTES É REAL E LEGÍTIMA

Nesta terça-feira (19), o site PIMENTA conversou por telefone com o reitor Alessandro Fernandes de Santana, que explicou as providências adotadas pela Universidade.

Logo após assumir a Reitoria, em fevereiro de 2020, ele foi procurado pela coordenação do curso de Medicina, que lhe apresentou relatório sobre o quadro geral da graduação. A necessidade de novos professores foi mencionada. Como outros cursos também precisam repor o quadro docente, o reitor levou as solicitações ao Governo do Estado, em Salvador, onde se reuniu com os secretários Manoel Vitório (Fazenda), Jerônimo Rodrigues (Educação) e Edelvino Filho (Administração).

– Saímos de lá, praticamente, autorizados a abrir concurso público para 49 vagas. Dentre essas, obviamente, tinham os professores do curso de Medicina. O que aconteceu depois disso? Quando chegamos na Uesc, uma semana depois, veio o fechamento da Universidade por conta da pandemia – relembra Alessandro Fernandes, acrescentando que decretos dos governos estadual e federal proibiram a realização de concursos até 31 de dezembro de 2021.

Deixe seu comentário para REITORIA DA UESC BUSCA SOLUÇÃO PARA FALTA DE PROFESSORES NO CURSO DE MEDICINA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!