VALDERICO (UNIÃO) DEFENDE REFORMA DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO: "AMPLIAR ARRECADAÇÃO E MANTER ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO"
De acordo com o candidato a prefeito de Ilhéus, é um trabalho detalhado que precisa de uma auditoria e cruzamento de dados para ter um mapeamento
Durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, o candidato à prefeitura de Ilhéus pelo UNIÃO Brasil, Valderico Júnior, foi questionado pelo comunicador Vila Nova sobre o que será feito em relação ao Código Tributário no município, já que o tema não foi citado no Plano de Governo do candidato. Valderico justificou e disse que foi uma falha que eles tiveram ao não colocar o assunto no plano. "O nosso compromisso é sentar e os empresários estarem inseridos. O Código Tributário da cidade precisa realmente ser revisto. Eu estou com uma equipe tributária que discute a ampliação do cruzamento de dados. O mesmo ramo, entre Ilhéus e Itabuna, tem loja aqui que paga 10 vezes mais do que cobra em Itabuna. A gente não pode dizer que vai reduzir sem no mínimo ter um estudo detalhado sobre isso. A gente sabe das necessidades, temos técnicos que estudam sobre isso, e já no processo de transição, devemos estar estudando como fazer isso da melhor forma possível. A gente sabe o que tem que ser feito. Tem que abrir, ampliar a arrecadação para que quem paga, pague menos. A gente não pode perder o orçamento. Então tem que fazer um processo de compensação. Amplia a escala, o orçamento se mantem e você consegue diminuir para quem paga sozinho. Quando você escalona isso, consegue deixar a receita a mesma e fazer isso dentro do processo da lei. É um trabalho detalhado, nós precisamos fazer uma auditoria, cruzar dados de embasa, Coelba, prefeitura para ter um mapeamento. O georreferenciamento já foi feito e a gente precisa colocar ele agora para ser praticado no município!, declarou.
Vila Nova perguntou se não vai faltar dinheiro, ao se fazer uma reforma do código, mantendo a receita. Valderico disse que não por conta do potencial de Ilhéus. "Eu estive há 4 meses em Eunápolis, que está entre as dez cidades melhores na parte de arrecadação, valorizando as pessoas do município. Nós passamos dois dias de curso, mostrando a necessidade que o município deve ter na responsabilidade de desburocratizar o processo tributário da cidade, fazer com que as empresas tenham realmente eficiência, agilidade no processo, desde sua chegada no município até suas operações mês a mês, para que a gente possa cobrar melhor e daí buscar novos investidores e parceiros que acreditem que ilhéus possa ser um campo bom para investir a aí sim a gente cresce o orçamento da cidade", respondeu.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para VALDERICO (UNIÃO) DEFENDE REFORMA DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO: "AMPLIAR ARRECADAÇÃO E MANTER ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO"