Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

Pawlo Cidade

Pawlo Cidade

ENTRE TOLOS E SÁBIOS!

Você tem que pensar duas vezes antes de corrigir um tolo. Há um provérbio bíblico que é bem claro quanto a isso: “Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará: repreenda o sábio, e ele o amará” (Pv. 9.8). O tolo sempre acha que você quer ser melhor que ele. O tolo não vê você como alguém que quer o melhor pra ele, pelo contrário, acha que você o está levando para uma enrascada. O tolo finge que te ouve e compartilha o que você disse com outro para conseguir aliados para sua convicção. E quando não consegue, se chateia achando que o seu confidente é aliado do seu inimigo. Os tolos estão espalhados em todo lugar, aos montes.

Parafraseando Edgar Morrin, o filósofo e sociólogo francês que estabeleceu os sete saberes necessários à educação, como enfrentar as incertezas e ensinar a compreensão, vivemos num oceano de tolos. Mas neste oceano existem pequenas ilhas de sábios que, muitas vezes, preferem manter distância do oceano e se refugiam em suas ilhas por sabedoria. Até fingem-se de tolos para compreender estes tolos. A política, a educação, os espaços comunitários, os grupos, as associações, as entidades de classes, todos, sem exceção cultivam muitos tolos. De vez em quando, os tolos se refugiam nas ilhas dos sábios e deixam de ser tolos. 

Já os sábios são diferentes. Ele te ouve, analisa, argumenta, mas não fica zangado contigo. E se o conselho recebido não der certo ou a informação for equivocada ele te retorna alertando da sua observação e de seu exagero, se for o caso. Mas a sua amizade é contínua, é firme. O sábio conhece os princípios do conhecimento e a ética do gênero humano.

Vez ou outra um sábio sai de sua ilha e mergulha no oceano dos tolos porque se deixa levar pela circunstância, pelo orgulho, pela oportunidade e quando tenta voltar a ser sábio está preso aos tolos. Saiba que, a sabedoria não está atrelada a arrogância, muito menos ao orgulho. A sabedoria ganha força quando ela se une a humildade. Um tolo só é humilde, quando ele é ingênuo e a sua ingenuidade é sinônimo de pureza. Neste caso, a tolice não é um defeito, é uma virtude. Sei que é contraditório tudo isso. Mas um tolo ingênuo é mais sábio que um sábio malicioso. Talvez seja por isso que uns mordem e, ao mesmo tempo, assopram.

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 10/09/2020 07h20

Veja mais colunas de Pawlo Cidade:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!