SECRETÁRIO DE SAÚDE APONTA EVOLUÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL EM ILHÉUS, ITABUNA E SALVADOR

Ilhéus está entre as três cidades que concentra o maior número de casos confirmados de coronavírus no estado
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, usou as redes sociais para apontar uma evolução no quadro de isolamento social praticado no estado. Os dados apresentados por Vilas-Boas foram levantados pela pesquisa desenvolvida pela In Loco, empresa de tecnologia que usa informações enviadas por aplicativos parceiros para aferir deslocamentos dos usuários.
De acordo com a pesquisa, a Bahia ocupa atualmente a 5ª colocação no ranking de estados com maior índice de isolamento social. A taxa no estado, na última terça-feira (26,) era de 45,68%. O estado ficou atrás de Amapá (52,28%), Acre (47,42%), Ceará (46,54%) e Pernambuco (46,49%).
Na segunda-feira (25), a Bahia ocupava a 6ª posição do ranking. Porém, o índice de isolamento caiu em São Paulo, o que fez o estado cair para a 16ª colocação. Fábio Vilas-Boas usou os dados de segunda-feira (25), mas a pequisa foi atualizada logo em seguida, com a Bahia já no 5º lugar.
O pico do isolamento na Bahia foi registrado em março, quando as medidas restritivas com fechamento de shoppings, interdição de praias e proibição de eventos com aglomerações, foram implantadas no estado. No início de maio, o índice chegou a cair para 38%, mas voltou a subir desde então.
Nas últimas semanas, a taxa de isolamento na Bahia era de aproximadamente 40% nos dias úteis, com evolução aos sábados e domingos, quando o índice foi superior a 50%. O governo do estado decretou a antecipação de três feriados para esta semana. Na segunda-feira, data em que foi celebrado o Dois de Julho, e na terça-feira, quando foi comemorado o São João, a média de isolamento ficou em 45%.
Também nas redes sociais, Fábio Vilas-Boas elogiou os índices de isolamento obtidos em Salvador, Itabuna e Ilhéus. As três cidades concentram o maior número de casos confirmados de coronavírus no estado. Na capital baiana, além dos feriados antecipados, a prefeitura determinou medidas restritivas mais rigorosas em oito bairros.
Desta forma, apenas estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como farmácias, lotéricas, agências bancárias e mercados, podem abrir as portas em Brotas, Cosme de Farias, Plataforma, Liberdade, Lobato, Massaranduba e Uruguai. A partir de quinta-feira (28), a medida passa a vigorar em Periperi.
Já as cidades de Feira de Santana, Jequié e Ipiaú são apontadas pelo secretário como locais em que a taxa de isolamento precisa apresentar evolução.
Resposta de Pastor Marcos
Nada a resolver a não ser com a ordem do céu blz
★ Em 29-05-2020 às 06-36h 1Resposta de Joaquim
O gráfico é ilustrativo? Não sendo está ocorrendo sazonalidade, ou seja, desce e sobe, desce e sobe a cada período. Por esse gráfico devemos continuar atentos ,ou seja ,já temos respiradores suficientes para atender aos necessitados?
★ ★ ★ ★ ★ Em 28-05-2020 às 17-30h 5