UMA VIDA DEDICADA AO RÁDIO: PROGRAMA O TABULEIRO HOMENAGEIA QUINTO DE SOUZA

O comunicador foi lembrado com carinho por ouvintes e amigos durante a edição desta segunda-feira (24) da Rádio Ilhéus FM
A manhã desta segunda-feira (24) foi marcada por emoção na Rádio Ilhéus FM. Durante o programa O Tabuleiro, comandado pelo comunicador Vila Nova, ouvintes e amigos prestaram uma bela homenagem ao radialista e empresário Laudelino Quinto de Souza, que faleceu na madrugada, aos 82 anos, vítima de um infarto.
Figura icônica do rádio regional, Quinto de Souza atuou por cinco décadas na Rádio Cultura de Ilhéus, deixando uma marca inapagável na história da comunicação baiana. Conhecido por seu carisma, suas promoções de brindes e pela forma acolhedora com que tratava seus ouvintes, Quinto era dono de um bordão inesquecível: “Quinto, Quinto de Souza, Quintinho é com você, garoto!”.
A comoção tomou conta dos ouvintes que enviaram mensagens para o programa para compartilhar lembranças. Mário, um dos participantes, relembrou com saudosismo: “Eu era menino ainda, minha mãe ouvia a programação do Quinto de Souza. Isso ficou marcado na história. Minha mãe já ganhou muito CD no programa dele, era histórico”.
Sônia também destacou a generosidade do comunicador: “Ele era uma pessoa muito alegre. Em qualquer lugar em que via a gente, ele abraçava, beijava. Ele não tratava bem as pessoas apenas no rádio, mas em qualquer lugar que estivesse”.
Já Edeuzuita ressaltou a importância de Quinto na cena cultural da cidade: “Ele trouxe muita música para o Ginásio de Esportes, eram cantores de gabarito que ele trazia para fazer show. A cidade inteira ia. Ele foi muito importante. Vamos lutar para que ele seja lembrado e homenageado”.
Para Gidelzo, a perda de Quinto deixa uma lacuna irreparável: “Assim como quando perdemos Zé Tiro Seco, fica um vazio imenso. Quinto era um ícone do rádio brasileiro. Eu sempre admirei ele. Que Deus conforte a família”.
Outros ouvintes também expressaram sua tristeza e lembraram momentos marcantes com o radialista. Edvaldo destacou: “Apesar de saber que todos passaremos por esse momento, é um dia triste. Quintinho deixou muita saudade”. Eduardo recordou sua infância: “Moro no Alto São Sebastião desde 1970 e a Rádio Cultura ficava ali perto do Teatro Municipal. Boas lembranças”.
Hélio Ricardo, que trabalhou ao lado de Quinto, definiu-o como “a maior audiência da radiodifusão regional de todos os tempos”. Com gratidão, disse: “Por incrível que pareça, este dia não deve ser de profunda tristeza, mas de agradecimento a Deus por termos tido a oportunidade de conviver com ele”.
A homenagem também trouxe momentos de descontração, como o relato de Sandra: “Eu ouvia o programa e participava dos sorteios escondida da minha mãe. Um dia, fui sorteada com uma caixa de cerveja e não pude buscar. Mas Quinto chamava meu nome todos os dias no ar. Um dia, minha mãe ouviu e me levou até a rádio. Chegando lá, ela disse: 'Meu filho, não atenda mais ligação das minhas meninas, elas têm que estudar!'. Foi uma risadaria! Quinto, sempre educado, contornou a situação e ainda ficou amigo dela. Coisas de Quinto!”.
Outros ouvintes também manifestaram carinho, como Maura, que lembrou da energia e alegria do radialista, e Anderson, que cresceu ouvindo Quinto por influência de sua avó. Marcos Pennha destacou a iniciativa do radialista em promover o Troféu Destaques Melhores do Ano Cacau de Ouro por 49 anos e sua contribuição ao manter a Rádio Ilhéus Turismo FM Musical no Hotel Britânia.
A despedida de Quinto de Souza deixou Ilhéus mais silenciosa, mas sua voz ecoará para sempre na memória de quem teve o privilégio de acompanhá-lo no rádio. Seu velório acontece no SAF Ilhéus, no bairro da Conquista, e o sepultamento está marcado para esta segunda-feira (24), às 16h, no Cemitério da Vitória.
Ilhéus se despede de um comunicador único, mas sua história segue viva através das lembranças de quem, um dia, sintonizou sua voz e se emocionou com seu talento.
Descanse em paz, Quinto de Souza!
Deixe seu comentário para UMA VIDA DEDICADA AO RÁDIO: PROGRAMA O TABULEIRO HOMENAGEIA QUINTO DE SOUZA