Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

EUGÊNIO BADARÓ

EUGÊNIO BADARÓ

EMPREENDEDORISMO SOCIAL TERÁ EVITADO A EMISSÃO DE 192 MILHÕES DE TONELADAS DE CO2

Através do apoio prestado pela Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social, verificou-se que o empreendedorismo social terá melhorado a vida de 622 milhões de pessoas em 190 países, com impactos ao nível da redução das emissões de gases com efeito de estufa, mas também através de melhorias na educação, no acesso à energia ou a cuidados de saúde. As conclusões são de um relatório da própria fundação, liderada por Hilde Schwab e Klaus Schwab, criador do Fórum Econômico Mundial, publicado antes da reunião anual de Davos, Suiça.
No decorrer das últimas duas décadas, o apoio que a Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social presta a iniciativas ligadas ao empreendedorismo social, terá contribuído para evitar a emissão de 192 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, também para melhorar a educação prestada a mais de 226 milhões de crianças e jovens e para melhorar o acesso a energia para mais de 100 milhões de pessoas. A estes números, tornados públicos no relatório Duas Décadas de Impacto, soma-se a promoção da inclusão social, alcançando mais de 25 milhões de pessoas, e a distribuição de mais de sessenta milhões de euros a projetos e produtos com o patrocínio desta fundação. O relatório foi publicado, pouco antes, do encontro anual do Fórum Económico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

Em parceria com a Fundação Schwab, iniciativas de empreendedorismo social de todo o mundo terão melhorado a vida de mais de 622 milhões de pessoas – esta é a conclusão principal do relatório que mostra “como os empreendedores sociais podem alcançar impacto, mudar os sistemas em que operam e contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS) definidos pela ONU.
Os mais de sessenta milhões de euros, distribuídos pela comunidade de empreendedores sociais da fundação, terão permitido melhorar as condições de acesso a cuidados da saúde, assim como proporcionar soluções de “energia limpa”, melhorar resultados escolares e evitar a emissão de mais de 192 milhões de toneladas de CO2, como já dito, que segundo a Fundação, equivale a retirar 40,7 milhões de veículos de passageiros das estradas por um ano”. A comunidade com patrocínio da fundação opera em mais de 190 países, sendo que os dez países com maiores níveis de atividade por parte da comunidade empreendedora, excetuando os Estados Unidos (EUA), situam-se em mercados “de baixos a médios rendimentos”, incluindo Brasil, Etiópia, Quénia, Uganda e Índia.
Do recém publicado relatório constam ainda alguns exemplos de projetos com o patrocínio da fundação, que se destacaram pelo impacto alcançado, como o projeto d.light, que terá proporcionado acesso a produtos de energia solar a 100 milhões de pessoas nos EUA e Quénia, e do outro projeto, Mothers2Mothers, organização que terá impactado 11 milhões de pessoas e eliminado “virtualmente”, entre as clientes, a transmissão do HIV da mãe para criança, tendo igualmente sido responsável pela criação de mais de 10 mil empregos para mulheres com HIV.

A Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social foi criada há 20 anos, servindo de plataforma de apoio para pessoas a desenvolver modelos de negócio orientados para o desenvolvimento e inclusão sociais, marcando presença nos eventos do Fórum Económico Mundial.

Isto é muito bom!

Eu sou Eugênio Badaró, especialista em Cidades Inteligentes Ampliadas, e falar sobre Empreendedorismo Social e sua importância, é falar sobre a Sustentabilidade Empresarial, na sua forma mais inteligente e humana.

 

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 07/05/2021 09h58

Veja mais colunas de EUGÊNIO BADARÓ:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!