Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

MARINA DAHLKE

MARINA DAHLKE

POR QUE REGULARIZAR MEU IMÓVEL?

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, dos mais de 65,5 milhões de domicílios ocupados pelos mais de 210 milhões de brasileiros, 5,127 milhões (7,8%) correspondem a moradias irregulares.
A regularização de imóveis tem por objetivo sanar pendências de várias naturezas do imóvel, sejam elas junto a cartórios de registro de imóveis, órgãos municipais, cadastro, IPTU, dentre outros.

A REGULARIZAÇÃO DO IMÓVEL É FUNDAMENTAL POR DIVERSAS RAZÕES:
• Um imóvel com irregularidade nos seus documentos não consegue financiamento bancário para aquisição ou reforma;
• Um imóvel irregular não consegue licenciar a atividade de uso, isto é o Auto de Licença de Funcionamento, gerando dificuldades para alugar o mesmo;
• Um imóvel irregular está sujeito à fiscalização a qualquer momento e pode sofrer sanções tais como multas, fechamento da atividade, embargo (em caso de obra em andamento).
• Um imóvel irregular pode ter seu valor significativamente reduzido no momento da venda, podendo chegar em alguns casos em até 30% de desvalorização.
• Não tendo ainda o imóvel registro em cartório, caso o antigo proprietário seja processado, o imóvel pode ser alvo de execução, isto é, pode ser indicado para liquidar as dívidas, gerando situações indesejadas e até prejuízos financeiros para o comprador.

COMO É FEITO UM PROJETO DE REGULARIZAÇÃO?
Primeiramente, para ser regularizado, é necessário que seu imóvel tenha uma inscrição na Prefeitura. E para dar entrada neste processo na Prefeitura, se faz necessário um registro do terreno no Cartório, onde o documento de compra e venda será reconhecido.
Também é preciso consultar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, para obter o Habite-se, uma licença expedida pela mesma, a partir da realização de uma vistoria, com a finalidade de adquirir a autorização do uso e ocupação da edificação concluída. É importante frisar a necessidade do Habite-se, já que comprova a legalidade do imóvel em relação ao Município.
O próximo passo para ter seu imóvel regularizado, é contratar um profissional inscrito no CAU ou CREA, ou seja, habilitado na área de Arquitetura ou Engenharia Civil, respectivamente, que fará os documentos técnicos referentes a esta área, capazes de demonstrar seu imóvel, o terreno e a vizinhança em que está inserido, com as medidas e parâmetros necessários ao seu entendimento.
Já na parte jurídica, é muito importante a presença de um profissional da área, que irá te instruir em relação aos documentos necessários, (como a emissão de certidão negativa feita quando uma pessoa precisa ter comprovada sua situação legal perante aos órgãos públicos) e simplificar os processos burocráticos envolvidos e atuar realizando assessoria, emissão das certidões e alvará, consultas nos órgãos, e ainda na separação, organização e registro dos documentos que serão entregues.
Agora que você já sabe a importância de ter seu imóvel regularizado e como fazer isso, é importante que saiba também:

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TER O IMÓVEL REGULARIZADO.

Os documentos que precisa ter em mãos para que seu imóvel seja regularizado, e assim, você possa desfrutar de todas as vantagens de ter sua propriedade em situação regular na lei:

• Quatro conjuntos de plantas do projeto, com plantas baixas, cortes e fachadas, planta de situação localizando a medida do lote onde será implantado e a localização;
• RRT (Registro de Responsabilidade Técnica, emitido por um Engenheiro Civil) / ART (Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por um Arquiteto);
• Documentos de posse do terreno;
• Certidão de ônus detalhando as medidas, com o nome do proprietário;
• Certidão negativa de débitos.

São inúmeros os benefícios atrelados a manter seu imóvel regularizado.

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 09/06/2021 10h28

Veja mais colunas de MARINA DAHLKE :

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!