Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

Pawlo Cidade

Pawlo Cidade

SE REINVENTAR SEMPRE!

Nestas novas reinvenções de diálogo com o público, o artista se encontrou na live. Nela, os mais diversos conteúdos são postos, e os internautas podem interagir enviando perguntas, elogiando, criticando, fazendo sugestões. E mesmo depois da pandemia elas continuarão com força total, sobretudo às reuniões de negócios. Se você pode estar no conforto de sua casa enquanto discute sobre os projetos do ano vindouro, por que se sujeitar às intempéries da vida?

E, além do mais, você economiza tempo, deslocamento, combustível ou gastos com uber, táxi ou ônibus. Só precisa ter em casa uma boa conexão. E neste caso, os provedores precisam ser cada vez mais rápidos e precisos.

Certa vez, um guru do marketing mundial, Martin Lindstrom, em seu livro “A lógica do consumo”, disse que “as estratégias tradicionais que os profissionais de marketing têm utilizado para atrair nosso interesse e estimular nosso consumo não são de fato eficazes”. E ele está certo. São tantas informações, imagens, textos, sons que a gente não consegue captar quando passamos ou ouvimos. Ficamos horas em frente a TV focados em algo e quando os comerciais surgem, olhamos, mas não vemos. Não há empatia.

Pensando nisso, eu percebi que de uns tempos para cá, essa turma de publicidade começou a contar histórias. Histórias de superação, de vitórias, de esperança, de amor. E, quem nunca viveu uma história de amor, superação, vitória ou esperança? Se não viveu, muitos se emocionam com histórias como estas. E essa foi a nova sacada do marketing, um novo paradigma. Mas vejo que ela está, aos poucos, sendo superada. O que virá depois? Como prender a sua atenção? Como estimular o consumidor a comprar cada vez mais?

O turismo, por exemplo, também tem se reinventado ao longo dos anos. E alguns municípios adotaram o chamado “Turismo de Experiência”. E o vem a ser isso? Turismo de Experiência é um conceito que vai de encontro ao “Turismo de Massa”. Ele valoriza vivências autênticas, que levem o turista a aprender algo diferente, inusitado, como, por exemplo, saborear a culinária de uma comunidade indígena ou até mesmo dormir no mesmo ambiente que os índios. O turista de hoje quer mais do que descansar, quer viver coisas ímpares, inesquecíveis. Isto é Turismo de Experiência.

Quer ver outra coisa que precisa urgentemente se reinventar? O cinema! Com o avanço de plataformas como Telecine, Netflix, Amazon, Disney, Claro, Oi e tantas outras com um cardápio gigantesco de filmes e séries, as salas de cinema tendem a perder muito público. E mais uma vez, a sétima arte precisa vencer estes concorrentes. E, como pode fazer isso? Pelo olfato! Pelo cheiro! Como assim? Digamos que você está assistindo uma perseguição policial e o bandido dá uma freada brusca queimando pneus. De repente, sentimos na sala um cheiro de borracha queimada! Ou, um personagem serve um café fresco, que ela acabou de fazer e aquele cheiro de café invade o ambiente da sala. Seria uma sensação maravilhosa! É claro que os cheiros desagradáveis como a fumaça de um cigarro não seriam compartilhados.

É isso. Se você quer conquistar, precisa se reinventar sempre!

 

 

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 29/07/2020 08h23

Veja mais colunas de Pawlo Cidade:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!