Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

EUGÊNIO BADARÓ

EUGÊNIO BADARÓ

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA CIDADES INTELIGENTES

Hoje vamos falar de soluções para a drenagem urbana.

 

---E a chuva chegou...chegou   trazendo um problema recorrente das ruas alagadas, sempre que chuvas mais fortes ocorrem na nossa cidade.

Este fato recorrente, remete a um questionamento lógico, que agora faço aqui, sobre a causa deste evento que causa dano Econômico, Ambiental e Social, em um ciclo danoso que compromete a qualidade de vida da população.

Há alguns anos, estive em um congresso internacional  de tecnologia, aplicada a sustentabilidade e soluções para os problemas que afligem as Urbes, e, me chamou a atenção uma tecnologia que trata diretamente de uma importante  parte da drenagem urbana; os bueiros. Junto aos bannes  do produto, li uma frase, simples, mas que sua resposta inspirou o desenvolvimento de um produto-serviço fantástico.

 A pergunta era: Por que as ruas alagam quando chovem muito;

A resposta óbvia e comum, de que os bueiros estão sujos e entupidos, remetem imediatamente a inquietude humana de buscar soluções. Como tratar.

Uma cidade é um Laboratório Vivo (live lab), a disposição de quem observa e cria soluções para as demandas urbanas.

Neste contexto fui apresentado ao Bueiro Monitorado em Temo Real, carinhosamente chamado de Bueiro Inteligente, exatamente por ter tecnologia de ponta como IOT, BIG DAT, Internet das Coisas, que junto a um sensor volumétrico, um sensor ótico, e um sensor ultrassônico, interagindo a um software de gestão dos bueiros, identifica as coordenadas geográficas de cada bueiro e acusa o volume de lixo contido neles, permitindo assim, uma maior eficácia na logística, redução de hora-homem, otimização do quadro funcional dos agentes de limpeza para outras demandas, com consequente desoneração do tesouro municipal, ou da concessionária terceirizada, como é padrão.

Neste cenário o gestor da pasta, decide qual o percentual de enchimento dos bueiros para intervir ( 30, 40 50 70 por cento), em uma logística eficiente e de menor custo.  Ainda com o objetivo de fornecer dados para decisão de quando intervir, os Bueiros interagem com a Clima Tempo, que fornece a previsão chuvas, e oferecendo ainda o histórico da região onde estão instalados.

Observo que nenhum municio sabe quantos bueiros tem. Fica então difícil, planejar ações que envolva soluções proativas. Hoje, sem tecnologia, toda logística é reativa, improvisada;

Observo que não acredito ser possível tratar das demandas ambientais, sempre crescentes e agressivas ao Meio Natural que vivemos, sem o uso da melhor tecnologia disponível. Tratar da drenagem urbana, cuidar para que os instrumentos da drenagem atinjam sua eficácia, além de promover o tripé da sustentabilidade, faz parte das soluções sustentáveis para Cidades Inteligentes. Sim, os danos financeiros, sociais e ambientais das ruas alagadas, comprometem principalmente o Bem Estar e a Cidadania da população, que creio ser o objetivo de toda gestão inovadora.

 

Eu sou Eugênio Badaró, especialista em Cidades Inteligentes Ampliadas. 

 

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 22/04/2021 10h29

Veja mais colunas de EUGÊNIO BADARÓ:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!