A rodovia BA-001 é inegavelmente uma grande obra de mobilidade urbana que atende não só a cidade de Ilhéus como toda a região. No entanto, não é mais esperado e nem aceitável que as novas infraestruturas construídas venham associadas a um número alto de acidentes. Nosso papel, enquanto profissionais da área, é buscar contribuir para a redução da acidentalidade no país, que mata milhares de pessoas e deixa um grande número de pessoas incapacitadas, tendo um custo alto para a sociedade brasileira da ordem de 50 bilhões (entre gastos com saúde, indenizações e previdência). Esse cenário se torna ainda mais trágico se políticas adequadas de segurança não são colocadas em prática. Aqui na cidade de Ilhéus, o Projeto Rodoviva idealizado pelo Coletivo Preserva Ilhéus, registrou 14 acidentes no trecho, com óbito e também diversos feridos leves e graves, dos dias 20 de Junho de a 08 de Julho de 2021, ou seja, 14 acidentes em 18 dias. Período em que não é mais possível argumentar falta de hábito do motorista com a pista inaugurada em Maio. Nós que somos profissionais da área avaliamos a segurança do trânsito, levando em conta três aspectos: vias, veículos e fator humano.
Em reunião presencial, denominada “segunda reunião sobre a duplicação da BA-001” realizada no dia 16 de Dezembro de 2020 no Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, contou com a presença dos secretários de infraestrutura e defesa civil e do secretário de serviços urbanos, do diretor geral da SUTRAM, do Fiscal de obras do SIT, do Gerente de Fiscalização, do Arquiteto da prefeitura, do presidente da ATIL e eu. Nesta reunião foram debatidas pontos relevantes da segurança viária da rodovia em implantação. Destacarei os pontos da reunião que eu considero cruciais para o cenário de segurança da rodovia BA-001.
O ponto da reunião que dizia respeito a sinalização viária para prevenção de possíveis acidentes, haja visto que durante a construção da via, praticamente não havia sinalização presente e estava chegando o fim do ano, período em que esperava-se o aumento de viagens advindas de motoristas que não estão habituados com o trânsito na cidade.
O ponto referente à implantação de sinalização para os hotéis, haja visto que isso deixaria os motoristas mais orientados.
O ponto referente à calçada compartilhada com as ciclovias, em que ficou definido que os trechos teriam dois metros, especialmente da região que vai do Opaba até o Hotel Praia do Sol, em que é esperado um fluxo maior de pedestres e de ciclistas compartilhando o mesmo espaço. Também discutiu-se a retirada de postes de energia elétrica.
Houve também discussão, acalorada, sobre os acessos aos bairros Nélson Costa e Urbis, cuja maior preocupação se dava com as distâncias a serem percorridas e os possíveis impactos na mobilidade e inclusive na segurança viária, haja visto a tentativa de roubadinha de diversos condutores.
O ponto referente à travessia por meio de faixas elevadas, cuja decisão ficou entre a alocação de duas a três faixas, ficando definido durante aquela reunião, pelo menos a implantação de duas, sendo elas: Faixa elevada na UPA/AABB e outra na Faculdade de Ilhéus. Cabe destacar neste ponto, que não houve consenso, profissionais como eu defendiam a implantação de pelo menos mais uma lombofaixa. Além disso, ficou prevista uma faixa simples nas imediações do acesso da CEPLUS.
As medidas debatidas durante a reunião foram baseadas em critérios técnicos e são elas que dão base à segurança no trânsito da localidade. Minha orientação é que os pontos discutidos na reunião do dia 16 de Dezembro de 2021 sejam cumpridos em sua íntegra e que os radares, antes não previstos, sejam colocados após criteriosa análise técnica, em especial, nos trechos da imediação da Av. Soares Lopes, onde infelizmente, tivemos um óbito por excesso de velocidade recentemente.
Essa fala é parte do discurso realizado na data de 28 de Julho de 2021, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.